
A Sudene reuniu, ontem (1º), representantes das instituições financeiras federais que integram o Comitê Regional (Coriff) para discutir a estratégia de divulgação da Chamada Nordeste, iniciativa que vai destinar R$ 10 bilhões a projetos de infraestrutura, serviços públicos e empreendimentos produtivos. O edital está alinhado ao programa Nova Indústria Brasil (NIB) e busca impulsionar setores estratégicos nos estados da área de atuação da Superintendência.
Durante a reunião, realizada em formato híbrido, foi definido que a divulgação terá início ainda este mês, com eventos previstos na Bahia, Ceará e Maranhão. Também será feita uma articulação com os governadores e federações de indústria para ampliar a visibilidade do edital. “É fundamental ampliar o conhecimento sobre o edital para que a seleção de projetos represente as necessidades regionais, impulsionando o desenvolvimento”, afirmou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral.
As propostas podem ser apresentadas até 15 de setembro por empresas brasileiras e cooperativas que atuem ou pretendam atuar em inovação e desenvolvimento tecnológico no Nordeste. Empresas estrangeiras também poderão participar, desde que associadas a organizações nacionais. Os recursos serão disponibilizados por meio de crédito, subvenção econômica, participação acionária e apoio não reembolsável, com foco em áreas como energias renováveis, bioeconomia, hidrogênio verde, data centers verdes e indústria automotiva.