Trump quer renomear aniversários do fim das guerras mundiais

O presidente americano Donald Trump anunciou na quinta-feira (2) a intenção de renomear os aniversários do fim das guerras mundiais para “Dia da Vitória”. Pela proposta, o dia 8 de maio passaria a ser conhecido como o “Dia da Vitória da Segunda Guerra Mundial”, enquanto o 11 de novembro se tornaria o “Dia da Vitória na Primeira Guerra Mundial”. A iniciativa foi divulgada por Trump em sua plataforma Truth Social.

Trump justificou a decisão dizendo que os Estados Unidos “fizeram muito mais do que qualquer outro país para alcançar a vitória na Segunda Guerra Mundial” e criticou a falta de comemorações nacionais: “Vencemos as duas guerras, ninguém chegou perto de nós em termos de força, coragem ou brilhantismo militar, mas nunca comemoramos nada”. Ele defendeu que é hora de os EUA voltarem a celebrar suas conquistas militares.

Essa proposta se soma a outras medidas polêmicas adotadas por Trump desde seu retorno ao poder, como a renomeação do “Dia dos Povos Indígenas” para “Dia de Colombo” e a substituição do nome “Golfo do México” por “Golfo da América”. Apesar dos anúncios, a Casa Branca ainda não oficializou por decreto as mudanças sugeridas.

Notícias relacionadas