
A Prefeitura do Recife inaugurou a requalificação e ampliação do Centro Especializado em Reabilitação (CER), localizado na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena. Com um investimento de R$ 790 mil, a unidade passará a oferecer 3.636 atendimentos mensais, um aumento de 145% em relação à capacidade anterior. O centro atenderá pacientes de todas as idades que necessitam de reabilitação física e intelectual, com acesso aos serviços feito por meio de encaminhamento das unidades de atenção básica, via Central de Regulação do Recife. O prefeito João Campos e a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, participaram da inauguração.
O novo espaço conta com 11 consultórios (antes eram seis), dois ginásios de fisioterapia, salas de atividades em grupo e integração sensorial, além de um fraldário e banheiros acessíveis. Para garantir o pleno funcionamento, houve um aumento de 30% no quadro profissional, passando de 23 para 30 especialistas, incluindo neuropediatra e psiquiatra infantil. Também estão disponíveis serviços de psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, serviço social e fonoaudiologia, além de suporte especializado para cuidadores. O atendimento foi ampliado e agora funcionará de 7h30 às 19h, de segunda a sexta-feira.
“A ampliação do acesso ao diagnóstico e terapias, especialmente para pessoas com necessidade de reabilitação intelectual, é uma prioridade para a gestão municipal. Esse novo centro possibilita um atendimento mais humanizado e qualificado”, destacou a secretária Luciana Albuquerque.