
O professor Adiel Teixeira de Almeida, do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi agraciado com o IFORS Fellow Award 2025, a mais alta distinção concedida pela Federação Internacional de Sociedades de Pesquisa Operacional (IFORS). Trata‑se do primeiro pesquisador brasileiro da área de Engenharia de Produção a integrar o seleto grupo de Fellows, em reconhecimento a “contribuições excepcionais e duradouras para o desenvolvimento da Pesquisa Operacional em âmbito internacional e para suas comunidades científicas.”
A escolha dos Fellows é feita por um comitê especial da IFORS, que reúne indicações de mais de 50 sociedades afiliadas — cada uma representando oficialmente um país — com base em critérios de pesquisa, prática profissional, serviço, educação e gestão na área. Apenas um candidato pode ser indicado por sociedade, o que reforça o caráter singular da premiação.
Adiel destaca‑se pela atuação em decisão multicritério (MCDM) e decisão em grupo e negociação (GDN), tendo presidido duas seções do INFORMS e coordenado comitês científicos de eventos internacionais. Ele também contribuiu como editor e articulador de redes de pesquisa globais. “A inclusão do professor Adiel de Almeida no seleto grupo de Fellows da IFORS representa o reconhecimento de décadas de dedicação, liderança e contribuições científicas de alto impacto e também demonstra a forte inserção internacional da UFPE”, avalia Danielle Morais, professora da UFPE e coordenadora do INCT‑INSID. Até hoje, apenas outros dois brasileiros, ambos da área de ciência da computação, receberam o mesmo prêmio.