
A Prefeitura de Olinda iniciou a distribuição de canetas de insulina reutilizáveis para pacientes da rede municipal. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde, com a logística de distribuição feita pelo Governo do Estado. Os dispositivos já estão disponíveis em todos os postos de saúde e policlínicas do município.
Segundo Maria do Carmo Rodrigues, responsável pelo Centro de Referência de Doenças Crônicas (CRDC), a troca do modelo descartável pelo reutilizável — que pode ser usado por até três anos — reduz a necessidade de idas frequentes às unidades. “Agora, o paciente já fica com a sua e não precisa se deslocar com tanta frequência à unidade de saúde”, disse. Cerca de 30 pacientes acompanhados pelo CRDC já utilizam o novo equipamento.
Para receber a caneta, é preciso estar cadastrado em uma unidade de saúde e procurar o posto ou a policlínica da área de residência. Moradores de áreas sem cobertura de Equipe de Saúde da Família devem procurar a policlínica mais próxima ou o CRDC (Rua Sd. Jocemir Veríssimo da Silva, Alto da Conquista) com o cartão SUS para solicitar a declaração de área descoberta; após o cadastro, o paciente recebe o kit com a caneta e o carpule (insulina). Segundo o município, a mudança também reduz o descarte de resíduos e a insulina segue sendo fornecida gratuitamente, junto aos novos dispositivos.