
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou, nesta terça-feira (5), que a integridade das instituições brasileiras não são negociáveis. A fala ocoreu durante reunião do CDESS (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável), conhecido como Conselhão, no Palácio do Itamaraty.
Na ocasião, Vieira comentou as tarifas de 50% impostas a vários setores da economia brasileira pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“O Brasil popôs ao Conselho da OMC [Organização Mundial do Comércio] item de agenda sobre o respeito ao sistema multilateral de comércio baseado em regras. Abrimos também procedimento de consulta na OMC sobre as tarifas. Essas tarifas, contrárias aos princípios multilaterais de comércio, ameaçam lançar a economia mundial em um espiral de inflação e estagnação”, disse o ministro. As informações são da CNN Brasil.
“Disse ao secretário de Estado [dos EUA, Marco Rubio], em março, que estávamos abertos a discutir os temas comerciais. Ressaltei, por outro lado, que a integridade das instituições não são negociáveis”, acrescentou Vieira.
O Conselhão assessora o presidente da República na formulação de políticas e diretrizes destinadas ao desenvolvimento econômico.