
O município de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, realiza neste domingo (4) uma eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito. O novo pleito foi convocado após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferir o registro da candidatura à reeleição de Eduardo Honório Carneiro (União Brasil), por configurar um terceiro mandato consecutivo. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), 65.218 eleitores estão aptos a votar, das 8h às 17h, nas 199 seções distribuídas pela cidade.
Cinco seções foram agregadas a outras para otimização da logística eleitoral, o que pode alterar o local de votação para alguns eleitores. Ao todo, serão utilizadas 230 urnas eletrônicas, sendo 31 delas reservadas para substituições em caso de falhas técnicas. Na véspera do pleito, o TRE-PE realiza o sorteio das seções que passarão pelos testes de integridade e autenticidade das urnas, que ocorrerão simultaneamente à votação oficial, com o objetivo de assegurar a transparência e segurança do processo.
O TRE-PE reforça que os eleitores devem conferir previamente seus locais de votação e levar um documento oficial com foto ou o e-Título no celular para participar do pleito. A eleição será acompanhada por equipes técnicas, fiscais e representantes de partidos, com apoio da Justiça Eleitoral para garantir o bom andamento da votação.