Emprel é reconhecida como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação e amplia atuação em pesquisa

A Empresa Municipal de Informática (Emprel) foi oficialmente classificada como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) pelo Decreto nº 38.871, publicado em 26 de junho no Diário Oficial do Município. Com o novo status, a companhia passa a integrar o ecossistema nacional de inovação, podendo desenvolver projetos de pesquisa aplicada, firmar parcerias estratégicas com universidades, centros de pesquisa e startups, e participar do capital de empresas que criem produtos ou processos inovadores alinhados às políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação.

Segundo o secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, Rafael Cunha, “esse reconhecimento chancela uma mudança que já vínhamos estruturando. A Emprel já operava como uma ICT na prática, sendo referência nacional em inovação pública. Agora, com o respaldo jurídico, ampliamos as possibilidades de atuação com mais autonomia, mais parceiros e mais impacto”. Ele destacou ainda que, por meio de iniciativas como o EITA! Labs e contratos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com a ABDI, a Emprel já vinha conduzindo processos de pesquisa científica e desenvolvimento experimental para “melhorar a competitividade de empresas e instituições, impulsionar o progresso tecnológico e solucionar desafios da sociedade e do mercado”.

Como ICT, a Emprel reforça sua missão de modernizar a gestão pública e promover inclusão digital, mantendo infraestrutura crítica — como o Data Center municipal — e garantindo a segurança dos dados públicos. A empresa poderá captar recursos em chamadas federais de fomento à inovação (FINEP, CNPq, Embrapii e FNDCT) e atuar como proponente em editais, reduzindo sua dependência do orçamento municipal. Bernardo D’Almeida, presidente da Emprel, afirmou: “Sermos, agora, uma ICT representa não apenas uma conquista jurídica, mas um salto estratégico para consolidar a Emprel como motor da inovação pública no Recife. Nossa missão é usar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas, garantir serviços eficientes e promover inclusão”.

Notícias relacionadas