
Os três astronautas da missão Shenzhou-19 retornaram à Terra nesta quarta-feira (30), após passarem seis meses na estação espacial chinesa Tiangong. Segundo a agência de notícias estatal Xinhua, a cápsula de retorno pousou com sucesso na região da Mongólia Interior, no norte do país, e os tripulantes Cai Xuzhe, Song Lingdong e Wang Haoze estão em boas condições de saúde. A missão foi considerada um “sucesso total” pelas autoridades.
Durante o período em órbita, os astronautas realizaram uma série de experimentos científicos e estabeleceram um novo recorde nacional de caminhada espacial. O retorno, inicialmente previsto para terça-feira, precisou ser adiado devido a condições climáticas adversas na região do pouso. A cápsula foi registrada pela emissora estatal CCTV descendo com um paraquedas vermelho e branco, em meio à poeira do deserto.
Com investimentos bilionários em seu programa espacial, a China mantém o objetivo de enviar astronautas à Lua até 2030 e construir uma base lunar. A missão Shenzhou-19 foi sucedida pela Shenzhou-20, lançada na semana passada, que levou três novos tripulantes para dar continuidade às atividades na estação Tiangong. O comandante Cai, de 48 anos, já havia participado da missão Shenzhou-14, em 2022.