
A Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) firmaram, nesta sexta-feira (12), um protocolo de intenções voltado ao fortalecimento da proteção social na região. A cerimônia contou com a presença do superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, do ministro Wellington Dias (PT) e da ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB). O acordo prevê ações de combate à fome, fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e qualificação da rede socioassistencial.
Segundo Francisco Alexandre, a iniciativa vai integrar instituições de ensino superior e programas como o Acredita no Primeiro Passo, voltado à geração de trabalho e renda para famílias inscritas no CadÚnico. O superintendente também destacou a utilização do Data Nordeste, banco de dados da Sudene que reúne informações econômicas e sociais da região para subsidiar políticas públicas. “O objetivo é reduzir a desigualdade e a miséria, juntando esforços para atuar com mais precisão e gerar oportunidades”, afirmou.
O ministro Wellington Dias ressaltou que as ações envolvem crédito, apoio ao empreendedorismo e qualificação para o mercado de trabalho. “Estamos celebrando várias parcerias para garantir condições de emprego, empreendedorismo e financiamento integrado com infraestrutura e com o Programa de Aceleração do Crescimento”, disse. Já Luciana Santos lembrou que o Brasil saiu do Mapa da Fome e reforçou que inclusão social depende de mudanças econômicas. “Nunca devemos imaginar um processo de inclusão sem mudança na economia”, enfatizou.