
Após quase dez meses fechado, o Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição do Morro, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, será reaberto nesta terça-feira (20), com uma missa marcada para as 19h30. A celebração marcará a entrega oficial da requalificação do templo, interditado desde o desabamento do telhado ocorrido em agosto de 2024, que resultou na morte de duas pessoas e deixou 25 feridos. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, presidirá o Rito de Dedicação da igreja e a bênção do novo altar, ao lado do reitor do templo, padre Emerson Borges.
Desde o acidente, as missas passaram a ocorrer ao ar livre, nas proximidades da imagem da Imaculada Conceição. A obra de reconstrução foi realizada em duas etapas: a primeira, finalizada em novembro do ano passado, concentrou-se na troca da estrutura metálica do telhado. Já a segunda fase contemplou a recuperação do piso, instalação de forro, esquadrias, sistema de iluminação, refrigeração, melhorias acústicas, além de para-raios e câmeras de monitoramento.
A requalificação do santuário foi viabilizada com recursos do Governo de Pernambuco, por meio de um Termo de Fomento firmado com a Arquidiocese de Olinda e Recife. O investimento total nas intervenções superou os R$ 5 milhões.