Recife recebe prêmio nacional por ações de combate à desigualdade social

O município do Recife foi reconhecido nacionalmente ao conquistar o primeiro lugar na categoria “Combate à Desigualdade” do Prêmio de Inclusão Socioeconômica, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A premiação ocorreu na última terça-feira (29), em Brasília, e destacou a capital pernambucana como a cidade com melhor desempenho no Índice Brasileiro de Empregabilidade e Mercado de Trabalho (IBEM/FGV), por suas políticas voltadas à inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

O reconhecimento está atrelado ao Programa de Inclusão Produtiva da Prefeitura do Recife, criado em 2021, que promove ações como capacitação profissional, inserção no mercado de trabalho e apoio ao empreendedorismo. Até o momento, mais de 2 mil pessoas foram beneficiadas por meio de parcerias com instituições como ESPRO, Rede Cidadã e SENAI. Outras iniciativas, como o “Formação para o Mundo do Trabalho” e o “Projeto Aprendiz Recife”, também têm contribuído para ampliar oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade.

A secretária municipal de Assistência Social e Combate à Fome, Pâmela Alves, recebeu o prêmio em nome da cidade e destacou o compromisso da gestão com a redução das desigualdades. “Este prêmio é resultado do esforço diário para garantir que as oportunidades de inclusão produtiva cheguem a quem mais precisa”, afirmou. Com mais de 100 mil empregos gerados nos últimos quatro anos e meio, a gestão João Campos tem apostado em programas como o Go Recife, Qualifica Recife e Investe Recife para promover a inclusão socioeconômica.

Notícias relacionadas