
Durante agenda em Brasília na segunda-feira (19), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, recebeu prefeitos de diversas regiões do estado no escritório de representação do governo estadual na capital federal. O encontro ocorreu durante a 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e teve como objetivo reforçar o diálogo com os gestores municipais. “Temos o compromisso de ouvir, dialogar e construir soluções juntos. Pernambuco está de portas abertas para os prefeitos e prefeitas que querem transformar a realidade das suas cidades”, afirmou Raquel.
Prefeitos destacaram a atuação do governo estadual. Júnior de Irmã Têca, de Itapissuma, afirmou que “nas últimas décadas, com certeza já é a melhor parceria que o município já viu”. Catharina Garziera, de Lagoa Grande, elogiou a postura de proximidade: “O Governo do Estado é sempre muito municipalista”. Caíque O Galeguinho, prefeito de Angelim, destacou que os gestores “são muito bem atendidos, tanto em Recife quanto agora aqui em Brasília”.
Mais cedo, Raquel Lyra se reuniu com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para tratar de obras hídricas estratégicas. A governadora pediu a liberação de recursos federais para a conclusão da primeira etapa da Adutora do Agreste, que atende cerca de 800 mil pessoas, e cobrou reforço na Operação Carro-Pipa, diante da previsão de estiagem prolongada em 2025. Também foram discutidos o Projeto de Integração do São Francisco (PISF) e a barragem de Igarapeba, em São Benedito do Sul.