Presa, Carla Zambelli depõe à Justiça da Itália nesta sexta

DF – BRASILIA – 02/08/2023 – BRASILIA, COLECTIVE CARLA ZAMBELLI – Federal deputy Carla Zambelli (PL-SP) holds a press conference after the Federal Police carried out searches and seizures in her functional apartment and in her office on Wednesday, 02 August. The operation was authorized by the Minister of the Federal Supreme Court (STF) Alexandre de Moraes, who also determined to seize the parliamentarian’s passport and money and assets above R$ 10,000. Photo: Mateus Bonomi/AGIFPhoto: Mateus Bonomi/AGIF (Photo by Mateus Bonomi / AGIF via AFP)

A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) vai depor nesta sexta-feira (1º) em audiência de custódia na Justiça da Itália.

Foragida do Brasil, ela foi presa pela autoridade italiana na última terça-feira (29).

Zambelli está detida no complexo prisional de Rebibbia, em Roma. A parlamentar foi condenada no Brasil a dez anos de prisão e perda de mandato por invadir, por várias vezes, os sistemas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Além disso, ela deverá pagar R$ 2 milhões em danos coletivos, junto com o hacker Walter Delgatti. As informações são da CNN Brasil.

A audiência será conduzida por um juiz de garantias, que vai definir onde a parlamentar irá ficar enquanto aguarda resultado do processo de extradição. A defesa tenta conseguir a aplicação de medidas restritivas no lugar da prisão.

No entanto, todos os passos dependem da Itália. A autoridade central, que seria o Ministério da Justiça da Itália, precisa encaminhar o caso ao tribunal competente para julgar a situação. Zambelli estava com o nome na lista de difusão vermelha da Interpol.

Se o pedido de extradição for julgado procedente, as autoridades italianas vão deliberar sobre as condições de entrega de Zambelli, conforme o Código de Processo Penal italiano.

No Brasil, o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou na quinta-feira (31) que a AGU (Advocacia-Geral da União) tome as providências para o processo de Zambelli.

Por nota, a AGU informou que dará prosseguimento à demanda assim que for notificada formalmente. “Advocacia-Geral adotará todas as providências necessárias para conclusão, junto à República Italiana, do processo de extradição da deputada federal Carla Zambelli”, diz trecho.

Notícias relacionadas