Observatório da Água é lançado em Pernambuco para acompanhar abastecimento no estado

Foi lançada ontem (31) a plataforma Observatório da Água, iniciativa do deputado federal Pedro Campos para acompanhar o abastecimento de água nos municípios pernambucanos, monitorar o calendário de rodízio e receber denúncias da população. Disponível em www.pedrocampospe/agua, o sistema fornece um diagnóstico baseado nos calendários oficiais da Compesa e terá atualização mensal. “Todos os meses vamos atualizar esses dados para acompanhar os rodízios e os abastecimentos. Se algum município piorar o abastecimento de água, estaremos aqui juntos pra cobrar soluções”, afirmou o parlamentar. A população pode colaborar enviando reclamações recorrentes de falta d’água pelo WhatsApp, cujo número é 81 98201-0040, e, se após protocolo na Compesa a situação persistir, haverá cobrança por respostas da companhia.

Em julho, segundo os dados do próprio Observatório — calculados a partir dos calendários e ponderados conforme o número de consumidores em cada área —, os cinco municípios com pior abastecimento foram Jataúba (média de apenas 12 horas de fornecimento no mês), Santa Filomena (1 dia), Araçoiaba (2 dias), Solidão (2 dias e 12 horas) e Vertente do Lério (2 dias e 14 horas). Esses índices refletem a discrepância entre o que é oficialmente informado e as condições vividas pelos usuários nas torneiras.

Além do monitoramento, Pedro Campos disse que o Observatório tem propósito político: pressionar pela revisão do indicador de rodízio proposto na futura concessão da Compesa. “Estamos sugerindo uma mudança no indicador de falta d’água para que ele seja mais compreensível para a população. A forma como está proposto hoje não traduz a realidade que as pessoas vivem nas torneiras”, afirmou. O deputado tem criticado publicamente o modelo de concessão e, em especial, a métrica utilizada atualmente para mensurar o rodízio, por não refletir adequadamente a situação do abastecimento em diversas cidades.

Notícias relacionadas