
A governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause prestigiaram, neste domingo (20), a 55ª Missa do Vaqueiro em Serrita, no Sertão Central de Pernambuco. A celebração, que integra o calendário cultural e religioso do estado, homenageia Raimundo Jacó — vaqueiro morto em 1954 e imortalizado na canção “A Morte do Vaqueiro” por Luiz Gonzaga — e foi criada em 1970 por Padre João Câncio.
“Estamos aqui para reverenciar a memória e o legado dos vaqueiros de Pernambuco, de Raimundo Jacó, além do nosso mestre Luiz Gonzaga. É incentivando e patrocinando eventos como esse que garantimos que a nossa tradição passará de geração em geração”, afirmou Raquel Lyra. Em 2025, o Governo do Estado investiu R$ 2,4 milhões, por meio da Empetur, Secult e Fundarpe, na Missa do Vaqueiro e na Festa de Jacó, que contou com apresentações de João Gomes e Wesley Safadão entre 17 e 19 de julho.
O secretário estadual de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, destacou a relevância desses recursos para a manutenção da cultura sertaneja, enquanto o prefeito de Serrita, Aleudo Benedito, ressaltou que a celebração “reafirma nosso compromisso de manter viva a memória do vaqueiro em nossa cidade, no nosso Estado e em todo o Brasil.”