
A 25ª Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina, segue intensa neste fim de semana no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda. Após a estreia quinta (10) da Cozinha Fenearte com Miau Caldas e do projeto Pernambuco Plural, o público poderá conferir, entre sexta e domingo, o lançamento do livro Têxteis do Brasil – Rendas e Bordados no Espaço Janete Costa, desfiles do Moda Fenearte com Moda Autoral de Pernambuco e Fenearte Inspira, além de oficinas práticas de xilogravura, cerâmica e confecção de instrumentos regionais.
Na música, o Palco Pernambuco Meu País receberá, sexta (11), o Raízes do Cangaço e o Samba de Coco das Irmãs Lopes; sábado (12), terá desfiles de moda seguidos por Reisado de Maria Jacinta e Gabi do Carmo; e domingo (13) o forrozeiro Pecinho Amorim e o Boi Mimoso da Bomba do Hemetério animam o encerramento. Nos dois primeiros dias, a Cozinha Fenearte também brinda o público com aulas de Farofafá e Peixe Pirão Caiçara (sexta) e receitas de Cabeça de Galo e Suflado de Tapioca (sábado).
Quem não puder comparecer encontra transmissões ao vivo no canal oficial do YouTube da Fenearte: sessões da Cozinha Fenearte e das Conversas Instigantes são exibidas diariamente, com debates sobre moda, gastronomia e artesanato. Confira a programação completa:
SÁBADO (12) — No fim de semana, a 25ª Fenearte tem horário de funcionamento ampliado, das 10h às 22h. O destaque da programação é o primeiro circuito de desfiles do Moda Fenearte, que ocupa o Mezanino aos sábados, a partir das 16h. Haverá desfile coletivo do Moda Autoral de Pernambuco, com interpretações da Feira da Sulanca, do Agreste, e o aguardado retorno do Fenearte Inspira. Neste, o editor de moda e curador Nestor Mádenes desfila peças garimpadas ao longo da feira.
A moda também é expressão presente no Pernambuco Plural, que recebe talentos para dividir suas experiências com sustentabilidade e refletir sobre o tema. Integram o painel, que tem início às 17h deste sábado, a criadora do projeto de moda sustentável Roda, Maria Amazonas, a estilista Maria Gabrielly Dantas e o seu brechó de moda negra Cabrochas, bem como Luciana Silva, da marca Moda Mangue e suas biojoias de escamas de peixe produzidas por artesãs e mães solo da ONG Escola Mangue.
Também no Mezanino, o chef Rogério Ribeiro recebe no Cozinha Fenearte, às 15h, Nado e Maria, mestres farinheiros de Jaboatão dos Guararapes. Na sequência, o chef Giordano Linhares vem direto de Santa Cruz do Capibaribe para, às 17h, revelar os segredos do seu Cabeça de Galo Amostrado. Já o Palco Pernambuco Meu País começa mais cedo, às 14h. Integram a programação grupos como o Reisado de Maria Jacinta, de Santa Maria da Boa Vista. Gabi do Carmo encerra a programação.
DOMINGO (13) — Os portões também abrem para o público, neste dia, a partir das 10h, que é para dar tempo de conferir o máximo dos 700 espaços da 25ª Fenearte. Na programação, o forrozeiro Pecinho Amorim, filho do cantor e compositor Petrúcio Amorim, coloca todo mundo para dançar, às 14h, no Palco Pernambuco Meu País. Passam pelo espaço, também, o Boi Mimoso da Bomba do Hemetério; Nininha do Coco, de Olinda; Bruna Alimonda e Cláudio da Rabeca, do Recife; e várias outras atrações.
O chef Yuri Machado, nome por trás do Restaurante CA-JÁ, no Recife, é o responsável por abrir a Cozinha Fenearte deste domingo, às 16h. Ele ensina uma receita de Suflado de Tapioca ao lado de Isaías, mestre farinheiro de Amaraji, município da Mata Sul do estado. Já o chef recifense Danilo Vieira promete, às 18h, cutucar a memória gustativa com uma receita afetiva de farofa d’água. Os participantes poderão provar qualquer uma das receitas, se sorteados.
O último dia do espaço Pernambuco Plural, nesta edição da 25ª Fenearte, traz um painel sobre música autoral e seu circuito em Pernambuco. O curador da programação Jackson Araújo conduz um verdadeiro encontro de gerações, com o designer e multiartista do manguebeat DJ Dolores, autor da capa do álbum “Da Lama ao Caos”, de Chico Science & Nação Zumbi; a rapper e poetisa Bione e duo Barbarize, formado por Bárbara Vitória e Yuri Lumin.
OFICINAS — Aos sábados e domingos, as Oficinas Fenearte começam mais cedo, com horários das 13h às 16h e das 17h às 20h. Neste fim de semana, são sete oficinas. As opções de aulas disponíveis fazem uma introdução a técnicas encontradas na 25ª Fenearte, como xilogravura, cerâmica e com uso de linhas pingouin, mas também com a feitura de instrumento musical, bumba meu boi em argila e de uma cobra de mamulengo. É preciso chegar cedo para reservar a participação, pois há limite de 10 participantes.
ONLINE — Se você não estará em Olinda neste fim de semana, também poderá conferir, de onde estiver, diversos momentos desta programação especial. Toda a programação do Cozinha Fenearte está sendo transmitida, pelo Youtube (http://youtube.com/@fenearte), ao longo da duração da feira. O Conversas Instigantes estará ao vivo, às 19h, com o bate-papo sobre “Artesanato de Vestir”, com o estilista alagoano Antonio Castro, criador do Ateliê Foz, e a estilista baiana Isa Silva, responsável pelo sucesso do lema “Acredite no seu Axé”.
Confira mais detalhes sobre a programação da feira no site www.fenearte.pe.gov.br e no Instagram @fenearte.