
O 8º Congresso Pernambucano de Municípios foi aberto ontem (28), no Centro de Convenções, em Olinda, reunindo gestores de todo o estado. Promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o evento, que segue até amanhã (30), tem como tema “Gestão de Sucesso: Planejamento e Ação” e contou na abertura com a presença do presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, da governadora Raquel Lyra, dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, dos ministros André de Paula (Pesca e Aquicultura) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), além de deputados federais e estaduais. “O Congresso é um espaço de construção coletiva, de troca de experiências e busca por soluções concretas. Pernambuco se encontra aqui, do litoral ao sertão, para trabalhar a melhoria dos municípios e da vida das pessoas”, afirmou Marcelo Gouveia.
Durante a solenidade, o secretário nacional de Relações Institucionais, Ilário Marques, abriu oficialmente a Caravana Federativa, um dos destaques do evento. “Fortalecer o federalismo é fortalecer o municipalismo. Estamos aqui para construir parcerias e abrir caminhos para melhorar a vida das pessoas nos municípios”, declarou. O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Valdecir Pascoal, também destacou a relevância do encontro: “Tive a oportunidade de ler a programação e todos os temas desafiadores dos municípios estão em pauta, desde educação à questão fiscal”.
A programação inclui painéis temáticos, oficinas e atendimentos técnicos e institucionais, além da participação do projeto “Vamos Mudar Juntos”, do Governo de Pernambuco, que levou mais de 20 secretarias estaduais ao evento. Para a governadora Raquel Lyra, a parceria entre as esferas de governo é fundamental para o avanço das políticas públicas locais. “É claro o esforço diário dos prefeitos e prefeitas, que estão na ponta, lidando diretamente com os desafios da população. O Governo do Estado está de portas abertas para construir soluções conjuntas, com diálogo, escuta e parceria. Só com união conseguiremos transformar a vida das pessoas nos nossos municípios”, pontuou.