
O Recife entrou em estágio de atenção na manhã desta segunda‑feira (28), às 5h, devido ao acúmulo de chuvas, que se somou à maré alta prevista para as 6h10. O alerta foi emitido pelo Centro de Operações do Recife (COP), que orienta a população a evitar deslocamentos sempre que possível até que as condições se normalizem.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) havia decretado estado de atenção para chuvas de intensidade moderada a forte entre a noite do domingo (27) e o dia desta segunda. Em razão do alerta, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) suspendeu todas as atividades acadêmicas e administrativas presenciais nos campi do Recife e de Vitória de Santo Antão durante a manhã.
Em situações de risco ou emergência, os recifenses devem acionar a Defesa Civil pelo número 0800.081.3400 (funcionamento 24 h). Outros contatos úteis incluem CTTU (0800.081.1078), SAMU (192), Emlurb (156) e Corpo de Bombeiros (193). A Prefeitura orienta que os moradores fiquem atentos aos alertas oficiais e evitem áreas de risco durante períodos de chuva intensa.