
A governadora Raquel Lyra participou, ontem (15), da aula inaugural da 2ª turma do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP 2025) da Polícia Militar de Pernambuco, realizada na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata. A turma reúne 2.246 alunos — 1.927 homens e 319 mulheres — que passarão por sete meses de formação, com carga de 1.080 horas distribuídas em 39 disciplinas. A iniciativa integra o programa Juntos pela Segurança, que prevê investimentos de R$ 1 bilhão e a nomeação de mais de 7 mil novos profissionais até 2026 para as polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros.
Segundo o secretário estadual de Defesa Social, Alessandro Carvalho, a medida busca ampliar a presença policial nas ruas. “O dia de hoje demonstra o compromisso assumido pela governadora Raquel Lyra de fortalecer os efetivos policiais e de bombeiros. A promessa de nomear mais de 7 mil policiais e bombeiros até meados do próximo ano está sendo rigorosamente cumprida”, afirmou. Já o comandante-geral da PMPE, coronel Ivanildo Torres, ressaltou que esta é a última chamada do concurso que já formou 2.299 militares em agosto. “Esta segunda turma representa a continuidade do mesmo concurso, totalizando quase 2.300 novos policiais”, disse.
Durante a cerimônia, a oradora da turma, Gabriela Gonçalves, destacou o significado do momento para os alunos. “Este é um momento de concretização de um sonho não só meu, mas de todos os que estão aqui. Foram noites de luta e conquistas. Estamos muito felizes e esperamos colaborar com a população pernambucana e agregar valor à Polícia Militar de Pernambuco”, declarou. A solenidade contou ainda com a presença da vice-governadora Priscila Krause, parlamentares estaduais e secretários do governo.