
Nesta terça-feira (13), o município de Ipojuca sedia uma edição do Forap Itinerante, ação do Fórum Pernambucano da Aprendizagem Profissional voltada à promoção do programa de aprendizagem junto a empresas locais. O encontro será realizado às 9h30 no Centro de Formação Professora Nadir da Costa Monteiro, sob coordenação da Auditoria Fiscal do Trabalho, que integra o fórum ao lado de instituições como a Procuradoria do Trabalho, o Sistema S e entidades formadoras.
A iniciativa tem como foco orientar e conscientizar empregadores sobre a importância do cumprimento das cotas obrigatórias de contratação de aprendizes, previstas na Lei da Aprendizagem, que completa 25 anos em 2025. Cerca de 200 empresas dos municípios de Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Escada e Sirinhaém foram notificadas pela fiscalização para participar do evento. “A ideia é estar mais perto das empresas, esclarecer dúvidas e apresentar a legislação”, explica a auditora fiscal Simone Brasil, que coordena a temática em Pernambuco.
A edição itinerante busca ampliar o alcance do programa, sobretudo em regiões do Agreste e do Sertão. De acordo com a auditora, apesar dos avanços, mais de 40% das empresas em Pernambuco ainda descumprem a lei. “A aprendizagem é uma forma protegida de qualificar adolescentes e jovens para o mercado e combater o trabalho infantil. A participação das empresas é fundamental para alinhar os cursos às suas necessidades e elevar a produtividade”, afirma.