
Com investimento de R$ 1,2 bilhão, a Heineken triplicou a capacidade produtiva da sua cervejaria instalada na cidade pernambucana de Igarassu, que passa a ser a maior produtora da marca Amstel no Nordeste. A expansão da unidade, inaugurada ontem (6), contou com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e consolida a presença do grupo na região, com fornecimento direto para os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Alagoas, Paraíba e Sergipe.
A ampliação permite triplicar a capacidade produtiva da planta, principalmente para produção das marcas Amstel e Devassa, além de potencializar o compromisso com a sustentabilidade no processo produtivo. A decisão acompanha o avanço da demanda no portfólio de cervejas do grupo, com destaque para a marca Amstel, que registrou crescimento de cerca de 15% no primeiro semestre de 2025, segundo dados da companhia. As informações são do Movimento Econômico.
A planta de Igarassu é uma das 13 unidades produtivas da Heineken no país, que já acumula mais de R$ 6 bilhões em investimentos no Brasil nos últimos cinco anos. Segundo o vice-presidente de sustentabilidade e assuntos corporativos da Heineken, Mauro Homem, a ampliação integra o plano de crescimento regional da companhia. “Amstel, em especial, tem mostrado grande potencial de crescimento, com resultados de duplo dígito, e sabemos que ainda há muito espaço para a marca na região”, afirmou.
Unidade opera com energia 100% renovável e reduz consumo de água
A fábrica de Igarassu foi projetada para operar com energia 100% renovável, com uso predominante de biomassa, contribuindo para a redução das emissões de escopo 1 e 2 de carbono. A unidade também se destaca como a maior linha de garrafas retornáveis da companhia no Brasil, reforçando a estratégia de circularidade da Heineken.
A sustentabilidade no processo produtivo da nova estrutura foi reforçada com tecnologias de reuso e eficiência hídrica, que permitiram à empresa reduzir em 30% o consumo de água nos últimos três anos. “Utilizamos tecnologias avançadas para garantir uma maior eficiência na produção, minimizando o desperdício de água, que é um recurso muito valioso, especialmente em regiões com estresse hídrico, como é o caso de Pernambuco”, destacou Homem.
Geração de empregos e metas sociais da Heineken
A expansão da unidade resultou na criação de 130 postos de trabalho permanentes, além de mais de 700 empregos temporários durante a fase de obras. A empresa também estabeleceu metas para diversidade e inclusão, com foco em liderança feminina superior a 50% e maior presença de pessoas negras em cargos de gestão.
Além da fábrica, a Heineken também inaugurou em 2024 o primeiro centro de circularidade do vidro no Brasil, localizado em Jaboatão dos Guararapes (PE), em parceria com a Ambipar. A iniciativa envolve cooperativas locais e promove o reaproveitamento de embalagens pós-consumo, integrando a estratégia ESG da companhia.
Pernambuco amplia protagonismo no setor cervejeiro
O investimento reforça o papel de Pernambuco como polo cervejeiro no Nordeste, impulsionado por sua localização estratégica, disponibilidade hídrica e infraestrutura logística. O estado conta com recursos naturais como o Aquífero Beberibe, que abastece parte da produção industrial da região metropolitana do Recife.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), o Nordeste representa cerca de 20% do consumo nacional de cerveja, com crescimento superior à média nacional nos segmentos premium e mainstream. As marcas Amstel e Devassa ganham espaço nesse mercado em expansão, sendo fundamentais na estratégia da empresa para ampliar sua presença na região.