EUA e Reino Unido anunciam acordo comercial

Entrou em vigor ontem (30) o acordo comercial firmado entre o Reino Unido e os Estados Unidos, que reduz significativamente as tarifas de exportação para os setores automotivo e aeroespacial britânicos. Segundo o governo do premiê Keir Starmer, as tarifas sobre automóveis exportados ao mercado norte-americano caíram de 27,5% para 10%, enquanto as tarifas sobre produtos aeroespaciais foram eliminadas. O Reino Unido é o único país a obter esse tipo de acordo com os EUA.

“O Reino Unido é o único país a ter garantido este acordo com os EUA, reduzindo as tarifas de exportação de automóveis de 27,5% para 10%, economizando centenas de milhões de dólares para os fabricantes a cada ano e protegendo centenas de milhares de empregos”, afirmou o governo britânico em comunicado oficial. A medida foi celebrada como uma conquista estratégica, com promessa de benefícios imediatos para empresas e trabalhadores.

O primeiro-ministro Keir Starmer classificou o entendimento como “histórico”. “A partir de hoje, nossas indústrias automotiva e aeroespacial de classe mundial terão tarifas reduzidas, salvaguardando setores-chave vitais para nossa economia. Sempre agiremos em prol do interesse nacional, apoiando empresas e trabalhadores britânicos”, declarou o chefe do governo trabalhista.

Notícias relacionadas