
As fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife nos últimos dias continuam afetando o fornecimento de água em diversos locais. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou, neste domingo (18), que das 18 unidades operacionais paralisadas no sábado (17) devido ao Protocolo de Segurança de Abastecimento em áreas de morro, seis ainda permanecem inativas. A redução das chuvas no fim de semana permitiu uma retomada gradual do serviço, mas a companhia alerta que novas paralisações podem ocorrer diante da previsão de mais chuvas.
No Recife, o fornecimento segue suspenso nas localidades de Nova Descoberta, Brejo da Guabiraba, Brejo do Beberibe e Alto José do Pinho. Já os bairros de Alto José Bonifácio, Porto da Madeira, Fundão, Linha do Tiro, Água Fria, Alto Santa Terezinha, Bomba do Hemetério, Beberibe, Alto do Pascoal, Arruda, Encruzilhada, Espinheiro e Campo Grande estão com redução de vazão devido à baixa qualidade da água dos mananciais. Em Camaragibe, a localidade de Vera Cruz também está com o abastecimento suspenso. Em Tamandaré, Vitória de Santo Antão e Bonito, o fornecimento foi afetado por baixa qualidade da água e falhas no fornecimento de energia elétrica, atingindo todo o território desses municípios.
A Compesa reforçou que o Protocolo de Segurança de Abastecimento é acionado sempre que há registro de chuvas superiores a 100 mm em curto espaço de tempo. A medida preventiva visa evitar danos às tubulações de água pressurizada em áreas de risco, onde deslizamentos de terra podem desacoplar ou arrastar redes, ampliando os prejuízos. O protocolo depende de autorização da Defesa Civil municipal para ser desativado, após vistorias técnicas nos locais atingidos.