
O Governo de Pernambuco vai investir cerca de R$ 7 milhões na restauração do Ginásio Pernambucano, escola mais antiga do Brasil em funcionamento, que completa 200 anos em 2025. O projeto foi apresentado nesta semana pelo secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro, durante visita à unidade localizada na Rua da Aurora, no centro do Recife. “É muito importante que esse processo seja construído junto com os estudantes, professores e gestores”, afirmou o secretário.
A obra será executada em três etapas, com início previsto para o segundo semestre deste ano e sem interrupção do calendário letivo. A primeira fase vai recuperar fachadas, pisos, esquadrias, telhado e os sistemas de prevenção de incêndio. A segunda etapa será voltada à acessibilidade, e a terceira, à climatização das salas de aula. Também serão reformados o salão nobre, refeitório, cozinha, áreas de lazer e o museu da escola, que reúne mais de 350 peças.
A governadora Raquel Lyra afirmou que “a escola faz parte da nossa história, formou incontáveis personalidades e, a depender do empenho do time do governo, será respeitada e celebrada por outras centenas de anos”. Já a vice-governadora Priscila Krause ressaltou que “o Ginásio Pernambucano é um dos símbolos da educação pública pernambucana e também um ícone do Centro do Recife”. De acordo com ela, o investimento “dará melhores condições de aprendizagem para nossos alunos e também de ensino aos professores”. A previsão é de que todas as etapas da obra sejam concluídas em até um ano e meio.