
Liderada pelo cantor André Rio, a turnê “Viva Pernambuco” celebra 25 anos de intercâmbio cultural ao levar à Europa, a partir de 9 de julho, ritmos como forró, frevo, maracatu e ciranda. Em seu discurso de abertura, Rio afirma que “quem nasce com a arte musical pernambucana no sangue é múltiplo e mostra para o mundo todas as cores do arco-íris, presentes em nossa bandeira, em formato de música, dança e poesia.” Ao seu lado, a cantora Carla Rio e o trompetista Márcio Oliveira completam a comitiva que desembarca no Velho Mundo.
O espetáculo mergulha na diversidade rítmica nordestina com um repertório que homenageia ícones como Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Dominguinhos e Jackson do Pandeiro, e inclui composições autorais de André Rio. “Nossa arte é plural e guerreira! Viva Pernambuco é o cantar do meu vermelho coração agreste, vertendo meu amor para o mundo ver, ouvir, dançar e aplaudir”, resume o artista.
A programação passa por Portugal (Porto, Lisboa, Cascais), Alemanha (Coburg, Berlim), Itália (Milão) e Áustria (Hartberg), conectando público internacional à cultura e potencial turístico de Pernambuco em uma ponte musical que já reuniu, em décadas anteriores, nomes como Elba Ramalho e Naná Vasconcelos.
